segunda-feira, 11 de abril de 2011

Coisas da vida.


Não adianta, mesmo! Minha inspiração surge às segundas. E cá estou!
Há alguns dias, a ansiedade tem ocupado o espaço da tranquilidade. É assim que me sinto em dias de prova e provações. Acredito que todos somos assim. (Quem não for, por favor, nos comentários escrevam a receita para tamanha frieza perante a essas avaliações todas.)

A minha vida é como a música antiga da velhota doida... digo... da Rita Lee, que indiquei hoje.
Tudo se resume em: COISAS DA VIDA.
Se aquele gatinho não te dá bola... não fique chateada, são 'coisas da vida'.
Se você quase perdeu um pedaço do dedo, se cortando, enquanto manuseava uma faca... não se apavore, isso faz parte das 'coisas da vida'.
Se a menina por quem você se apaixonou gosta do cara que anda de carro importado e toma bomba... não deixe de ser você mesmo, afinal, 'coisas da vida' né!?
Se você comprou uma peça de roupa de 200 reais e, depois de dois dias, passou em frente a loja e a mesma peça estava por 80 reais... relaxa, isso costuma ser comum nas 'coisas da vida'.
Se seu gato foi atropelado, seu cachorro se suicidou, a galinha da vizinha subiu no telhado, o tartaruga do seu namorado fugiu... calma, calma, 'coisas da vida' estão nos surpreendendo a todo momento mesmo.

Pois é. As tais 'coisas da vida' estão espalhadas por aí, em tudo que fazemos. A questão é que, se pararmos para olhar tudo como 'coisas do acaso', cheios de conformismos e aquele jeitinho descompromissado: "Ah, já foi! Qual a proxima?", poderemos nos tornar grandes pessoas, sim, mas com pequenos pensamentos.
Sou adepta a esquecer as experiências ruins. Mas, confesso, demoro a conseguir tal proeza. Ninguém merece ficar relembrando, remoendo e sofrendo com tudo de ruim que vive, não é saudável, claro! Mas também, não basta ligar o foda-se e sair por aí vivendo loucamente como se nada tivesse acontecido. As lições existem para nos ensinar, para nos fazer refletir e analisar tudo com mais calma. Às vezes faz bem parar um pouco e olhar para o próprio caminho, nessa vida tão urgente e tão corrida.
Mas não são todos que estão abertos a aprender, isso é fato. As 'coisas da vida' nada mais são que os ossos do ofício de todas as escolhas que fazemos. Foi você que escolheu gostar do garoto bonitinho e popular que não te dá bola, da menina que não se interessa pelo seu tipo de perfil, você que se interessou pelo manuseio perigoso com facas, pelo consumismo, pela compra do gato que foi atropelado, do cachorro que se suicidou, etc etc etc. Temos então que estar hiper preparados!
É tudo escolha nossa, minha gente! E portanto, é a gente que abre o mundo para que as lições aconteçam. O dificil mesmo é saber reconhecer, superar e enxergar o que há de bom nisso.

Muitas vezes olho para minha vida e, como diz a música, não sei se vou ou se fico. É normal. Mas eu vou!
Sem pressa. Sabendo onde estou indo. Trabalhando minha paciência já quase esgotada e, muitas vezes desacreditada no comportamento e na falta de idealismo do ser humano. Mas me lembrando que, para tudo existem as exceções (e as exceções são bárbaras) e por isso NÃO acho necessário ligar o foda-se e não  vejo porquê NÃO tentar ser um pouco melhor.
Ser melhor, na verdade, não é obrigação.
É recompensa para aqueles que sabem aceitar com sabedoria as "coisas da vida".
E o que isso tem a ver com gastronomia?  Me perguntaram.
Foi uma escolha que eu fiz e é um desafio vencido dia-a-dia, com cortes nas mãos, trabalho sob pressão, bom gosto. Mais do que aprender a cozinhar, aprendendo a reconhecer, superar e ultrapassar as 'coisas da vida'.

"Depois da estrada começa uma grande avenida.
No fim da avenida existe uma chance, uma sorte, uma nova saída.
Qual é a moral, qual vai ser o final, dessa historia?

Eu não tenho nada pra dizer, por isso digo.
Eu não tenho muito o que perder, por isso jogo.
Eu não tenho hora pra morrer, por isso sonho.

A-rraa-á... são coisas da vida-a-á..."

2 comentários:

  1. A sabedoria sim está em encarar as decepções e acontecimentos curiosos que nos surpreendem como "Coisas da Vida", mas é apenas o primeiro passo, pois para concluir com sabedoria é preciso saber como reagir diante desses acontecimentos. Como disse, não é preciso ligar o botão do Foda-se, mas outro, o do Bom Senso!

    ResponderExcluir
  2. Estamos no mesmo pensamento.... vamos nos apoiar uns aos outros... e você ao contraria não é uma retardada só uma mulher que não curtia cozinhar..heheheh até agora, fugindo do padrão incorporado da amélia (que caiu por terra) sendo vc um grande exemplo.
    A maior ajuda que tenho de você e dos outros alunos é a amizade, pois vc não tem idéia do bloqueio que tenho..rsrsr

    Mas é assim tamu junto e misturado
    bjs

    ResponderExcluir