segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Woman no cry.

SALUT!
Fiquei um tempo sumida, é verdade, mas aqui estou novamente para relatar como andam sendo as minhas aventuras no universo culinário. Ouí!
Tenho aprendido muito. Mais que isso; tenho me surpreendido. Em primeiro lugar com a minha disposição e vontade de aprender. Em segundo lugar com a satisfação que isso tudo têm me trazido. É impagável.

Na semana passada tive meu primeiro contato com facas. Para muitos de vocês isso pode parecer simples e fácil mas acreditem; não é. Uma boa faca (afiada) é uma grande aliada na cozinha. Essencial. Portanto aprendi a afiar facas (homens cretinos e inimigos, cuidado! Rs.), e também a manuseá-las num ambiente com outras pessoas, de forma que não machuquem ninguem. É perigoso.
Da mesma forma, também tive meu primeiro contato com alguns legumes. Pratiquei alguns tipos de cortes cujos nomes são Julienne e Brunoise. Mas não é sobre eles que falarei hoje.
Hoje quero falar mais sobre aquela que me faz chorar mais do que qualquer ex-namorado que já tive:
A CEBOLA.
Sabem por quê choramos quando cortamos as cebolas? Eu não sabia!
E depois do drama que passei ao cortar duas, tive que matar minha curiosidade e, ao chegar em casa, fui direto pro Google. E agora vou resumir para facilitar o entendimento de vocês:
Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas liberando um ácido chamado ácido sulfénico, que decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e hega aos olhos, onde vai reagir com a água e formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. Ele irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder e nos colocando numa situação embaraçosa de choro interminável e sofrimento culinário. (sim, sou dramática!)
Porém são estes compostos voláteis que dão o sabor característico à cebola, e o aroma agradável quando cozinhada. Vale lembrar; quando cozinhada.
Porque Ô cheirinho cretino, hein?

Enfim, amigas e amigos... a lição do dia é:
Nunca deixem que algo ou alguém os faça chorar mais que uma cebola faz.
E mesmo chorando, sorriam. Afinal... a cebola, dizem, tem virtudes afrodisíacas, viu?

OUÍ!

Bisous.
Au revoir!

Dica de música: http://www.youtube.com/watch?v=oA8UEWLUkd0

.

5 comentários:

  1. eu sempre lavo a cebola antes de cortar, costuma funcionar (na maioria das vezes, hehe) pra evitar o chororô

    ResponderExcluir
  2. Ish, no meu caso não foi o suficiente.
    Mas acabaram de me dar uma dica; usar óculos de natação quando for cortar cebolas.
    Funciona!

    ResponderExcluir
  3. Nada disso.... Antes de cortar uma cenola, deixe-a no freezer por usns 5 minutos. A]i sim, sem choro

    F. Francis

    ResponderExcluir
  4. LOL! Porter des lunettes de natation ... très chic!
    Great post Linuska, informatifs et amusants!
    Gros bisous ...

    ResponderExcluir
  5. Se olhrmos para as cebolas qdo as cortamos , ai choramos..snif snif...mas se cortarmos elas sem olhar pra elas , o tal acido não tem chances de nos atacar!!!! :))

    ResponderExcluir